Decoração e funcionalidade para o ambiente
Um importante passo para garantir um projeto sem dores de cabeça é ter todas as medidas da cozinha anotadas e checadas. Além de evitar perrengues durante a reforma ou a construção, ter essas medidas ajuda a esquematizar cada cantinho do cômodo.
Seja como for seu ambiente - cozinha planejada, grande, pequena, de estilo americano ou com móveis planejados, uma coisa é certa: entender as proporções e possibilidades do espaço faz toda a diferença!
Projeto da cozinha: saiba por onde começar
1. O primeiro passo para tornar sua cozinha mais funcional é identificar o tipo de distribuição do ambiente. Verifique os elementos determinantes existentes, por exemplo, onde estão os pontos de água, as tomadas e os interruptores. Assim, você saberá qual formato se ajusta melhor ao espaço da sua cozinha e evita gastos desnecessários. Afinal, tempo é precioso e dinheiro não cai do céu, certo?
Lembre-se de que a cozinha planejadaé uma excelente solução, já que é projetada de acordo com as suas necessidades, levando em consideração também o espaço.
2. Depois de verificar esses elementos, é hora de decidir qual modelo de cozinha irá atender melhor o espaço disponível. Os tipos de cozinha mais comuns são: em L, em U, em Ilha, Americana e Linear. Para definir o ideal, pergunte-se como o cômodo será utilizado e o que mais te incomoda ou agrada nele.
3. Outra dica é ficar de olho nos fluxos e áreas de trabalho do ambiente, que incluem armazenagem (eletrodomésticos e utensílios de cozinha, por exemplo), despensa (espaços para guardar alimentos), preparação (que pode ser uma bancada), pia (zona de limpeza) e cozimento (forno e fogão).
Medidas da cozinha e disposição dos móveis e eletrodomésticos
Com as medidas da sua cozinha em mãos, considere a modulação do projeto, com a qual os eletrodomésticos também devem coincidir.
4. Despensa, pia, preparação e cozimento combinam-se permanentemente. A geladeira, a pia e o fogão devem formar um triângulo, sendo que a distância de uma ponta à outra deve medir no máximo 2 metros, o que torna sua cozinha prática e funcional.
Esse triângulo é uma regra universal, aplicada em todos os tipos de cozinha, que serve de base para a organização do cômodo, facilitando seu acesso e aumentando suas funcionalidade e praticidade.
Se o triângulo não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. Próximo à geladeira, devem ficar a dispensa e o freezer - áreas de armazenamento.
5. O fogão, deve contar com um exaustor acima e, se possível, bancadas laterais de, pelo menos, 30 cm. Entre o fogão e a pia, pode ser útil deixar aparelhos como liquidificador, batedeira, processador, etc.
6. Quanto aos armários baixos, costumam medir de 55 cm a 60 cm de profundidade. Armários altos costumam ter de 30 cm a 40 cm de profundidade e devem ficar a 50 cm ou 65 cm da bancada.
7. É importante destacar que os módulos devem estar sempre de 15 cm a 20 cm distantes do piso, para dar acesso aos pés e evitar problemas com umidade.
Os eletros de cozinha costumam ser fabricados de acordo com padrões pré-definidos, que funcionam bem em cozinhas. Assim, nenhum deles fica mal posicionado na hora de planejar o ambiente.
8. O espaço e a altura ideal que coifas e exaustores ocupam costumam ser informados no manual do próprio eletrodoméstico. Mesmo assim, a distância mínima recomendada entre a coifa e o fogão é de 65 cm a 75 cm.
9. Em geral, os tamanhos de coifas disponíveis no mercado variam de 60 cm a 120 cm. Para fogões de 4 bocas, recomenda-se coifas menores, de 60 cm a 70 cm; para fogões de 5 ou 6 bocas, recomenda-se coifas de 80 cm, 90 cm ou 120 cm.
10. Quanto às torres onde são instalados micro-ondas ou forno elétrico, a profundidade deve ser de, pelo menos, 60 cm, considerando que 10 cm são para respiro do eletrodoméstico.
Gostou das dicas?
Agora é hora de tirar sua nova cozinha do papel!