Quantcast
Channel: Construindo Minha Casa Clean
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409

Tendência Casacor SC 2017: Sala Cor de Rosa e Carvão!

$
0
0
A sensibilidade e força do universo feminino é a essência do ambiente assinado pela arquiteta Juliana Pippi nesta edição da CASACOR Florianópolis 2017 que ocorreu em outubro de 2017. A mulher que vive seu tempo, sua força e sensibilidade. Faz do processo criativo uma forma de estar no mundo, seja nas artes plásticas, na música, na literatura, no artesanato, no design. Ela está conectada ao que a vida lhe oferece como história e protagonismo, fio condutor que delineia formas, tramas, canções, cartas. Essa mulher representa muitas, de várias faces, momentos, dores, amores, alegrias e etapas superadas. Outras ainda hão de vir. E ela não espera, mantém o olhar firme não como estratégia de embate, tampouco sobrevivência, apenas enraíza os pés no chão como dona do seu lugar. 


Sala Cor de Rosa e Carvão, nome inspirado no álbum da cantora Marisa Monte e que embala o ambiente habitado por uma mulher, que faz da escrita sua expressão, dos encontros seu mais sincero aconchego. Essa é a ambiência concretizada pela arquiteta Juliana Pippi, nesta edição da CASACOR Florianópolis 2017. O living de 110 m2 - que integra hall, sala de estar, sala de jantar, bar, lavabo - evidencia a leveza do rosa claro, nude e tons de branco em contraste com a potência do preto e grafite.

"Uma sala para viver, conviver, receber, brindar, escutar música, ler ou escrever. Esse é o mood do projeto, pensado dentro do universo feminino, com estilo cosmopolita e universal. Quero resgatar pequenos e prazerosos gestos do dia a dia", destaca Juliana.

No décor os trabalhos de designers, artistas e escultoras dão alma ao espaço.

Lançamentos aparecem no living como o piso de madeira natural em carvalho americano. O acabamento foi desenvolvido especialmente para a mostra, cujo método envolve pré-etapa de escovamento para receber uma camada em verniz fosco de alta resistência, responsável por manter a característica natural do material.


No forro, Juliana criou uma paginação completamente diferente. Utilizou ripas naturais de madeira TECA - Morada Eco - com fundo preto para dar efeito de profundidade. O design, criado exclusivamente para o espaço, aproveita toda a performance do produto natural. A iluminação é mimetizada na estrutura. A arquiteta pontua no projeto luminotécnico a presença do Pendente Flamingo, sobre a mesa de jantar.


O Wall Paper com o papel Merci é exposto pela primeira vez no Brasil. Assim como as peças raras garimpadas que pontuam a decoração: os moldes de maquinário português do século XX e a chapeleira francesa em madeira clara acetinada "bois fruitier”. Mais novidades apresentadas ao mercado catarinense são assinadas por Patricia Anastassiadis para a Artefacto.


O mobiliário é personalizado, e os painéis exibem grafismo autoral, revelando desenho da arquiteta. Destaque, ainda, para a tapeçaria artesanal marroquina, acessórios e objetos handmade.


Ação do ambiente: A história da personagem da Sala Cor de Rosa e Carvão será contada por meio de cartas que serão enviadas pelo correio, ao longo da mostra, para uma lista formada por jornalistas, fornecedores e formadores de opinião. O ator, diretor e dramaturgo Renato Turnes assina os textos.


Fotos: Denilson Machado

Marcelo Salum projeta sala de estar e jantar para a CASACOR SC 2017 com o tema “Mar sonoro, sem fundo, mar sem fim”. Arquiteto traz para a mostra a busca pelo essencial do estilo oriental Wabi-sabi.


Com traços marcantes e que esbanjam diversidade, o profissional apresenta o ambiente “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim”, uma sala de estar e jantar de 90m² que tem como principal tendência o Wabi-Sabi, filosofia e estética japonesa que valoriza a transitoriedade e a beleza das coisas imperfeitas.


Tendo como inspiração a ideia de um casal com um filho pequeno, que possui uma forte ligação com o oceano e gosta de receber grupos para sarais, estudos, e jantares em casa, o espaço é funcional, despojado, essencial e transborda história através de móveis e objetos de decoração. A simplicidade do layout, que busca apenas pelo essencial, conta com um sofá circular, projetado por Salum em parceria com o arquiteto Frederico Cruz, para a Larco, e que proporciona aconchego e intimidade. Uma mesa para 12 pessoas, pensada para refeições, estudos e trabalhos, além de peças do já consagrado designer Jader Almeida e do clássico Sérgio Rodrigues completam o espaço.


Com paredes repletas de obras de arte, um dos cantos abriga duas estantes, uma para plantas e livros, e uma com módulos para uma pequena coleção de faianças. Levando em conta a sustentabilidade, o piso, forro e superfícies do ambiente foram mantidos e restaurados, tendo a pintura antiga revelada e as camadas de tintas de outras épocas trazidas à tona, criando alusão ao passado do casarão. Para garantir modernidade ao ambiente, o arquiteto apostou na linha Six, da Santa Luzia, empresa referência em produtos sustentáveis, como acabamento de decoração para destacar paredes chaves do ambiente. 


A iluminação, por sua vez, conta com um incrível par de lustres da italiana Artemide, desenvolvidos pelo designer Ross Loyegrove. Já as obras de arte recebem pontos especiais e diretos de luz para evidencia-las ainda mais. Mas o grande destaque no quesito luminosidade fica por conta dos janelões presentes em quase todo o ambiente, garantindo claridade e ventilação natural, além de uma linda vista para a praça principal.


Fotos: Mariana Boro

Se você precisa decorar algum ambiente, solicite uma consultoria online completa com 3D, valor acessível pelo meu e-mail CASACLEANDECOR@GMAIL.COM 💡

Vendo lustres e pendentes sob medida (em parceria com a empresa), de cristais asfour egípcio e inox, valor de fábrica AQUI.

Gostaram?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1409