Vocês já ouviram falar nesses nomes? Então deixa eu apresentar! Lambri é um revestimento de madeira ou pvc, aplicado nas paredes total ou parcialmente e tem formato de painéis ou réguas, macho e fêmea que se encaixam. As boiseries apesar de serem bem parecidas e serem originalmente de madeira, vieram da França, trata-se de molduras em relevo nas paredes. Na Europa elas são feitas de madeira, que transmite calor para os ambientes, mas no Brasil por ser uma país tropical geralmente são feitas de gesso ou poliuretano. Ambos são muito usados nos quartos de bebê, mas no meu ver os boiseries dão mais elegância aos ambientes, e usados em quartos, salas e banheiros!
Boiseries na sala
Os lambris são compostos por várias réguas de madeira, o lambri pode provocar diferentes efeitos na sua decoração. A orientação faz toda a diferença: na horizontal, traz uma sensação acolhedora dentro daquele ambiente; na vertical, as réguas causam o mesmo efeito das paredes listradas, dando a sensação de que o pé direito é mais alto e de que o ambiente é mais amplo. Outra ideia é aproveitar a moldura para expor quadros e figuras nesse espaço. Ou, ainda, se a diferença de altura entre o lambri e a parede for o bastante, você poderá apoiar os quadros nele.
As boiseries antes eram usados apenas em decorações clássicas, mas ganharam versões mais modernas. Esqueça os rococós, hoje este revestimento aparece de forma simples, minimalista e até com cores marcantes para ganhar destaque na composição. Antigamente elas delimitavam cores diferentes ou papéis de parede, mas a forma mais atual de usá-las é pintando na mesma cor das paredes, deixando apenas o efeito dos relevos. E pode também ser usadas no teto, tanto em placas prontas como feitas em gesso.
Boiseries no teto
No teto e nas paredes
Imagens via Google
Se você precisa de ajuda para decorar algum ambiente, solicite uma consultoria online completa com 3D, valor acessível pelo meu e-mail CASACLEANDECOR@GMAIL.COM💡
Gostaram?
Comentem a vontade e deixe seus pitacos, rsrs