Inspire-se com as calçadas e decida qual piso utilizar!
Na hora de construir nossa sonhada casa são tantas escolhas não é mesmo? E caprichamos tanto nos revestimentos internos da casa e quando chega a vez de escolhermos os pisos para a garagem, para área externa e para a calçada, assim como o jardim, nem sempre podemos investir muito, e mesmo ainda tendo verba sobrando para isso, ficamos na maior dúvida de qual piso ideal para calçada! Bom, essa foi minha grande dúvida, e com alguma experiência já no assunto e muita pesquisa em diversas fontes, confesso que foi muito difícil encontrar respostas exatas para esse dilema, rsrs, então juntei todas as informações pessoais, dos blogs e de fontes de arquitetura e de fornecedores, e consegui me decidir! Então espero que esse post seja tão útil para vocês como está sendo para mim! São diversos pisos e pedras que podemos optar para nossa calçada, mas antes disso devemos lembrar que essa área é pública, que deve oferecer segurança para todos os pedestres, crianças correndo, idosos, deficientes físicos, pessoas caminhando apressado em dia de chuva, então todo cuidado é necessário. Assim devemos escolher pisos antiderrapantes! Porém o cuidado e a manutenção é por conta do proprietário do imóvel. As diversas pedras oferecidas como Miracema, Portuguesa, São Tomé, Granito, etc. são rochas naturais porosas, as mais indicadas e utilizadas, pois oferecem além de segurança efeito decorativo, porém acumulam sujeira e limo, devem ser limpas com jato de pressão de água e tem um custo mais elevado; isso comparado as tradicionais cerâmicas e porcelanatos, que acabam tendo um custo mais acessível e no caso dos porcelanatos um efeito super moderno e a limpeza se torna mais tranquila, pois não criam limo. Agora vamos nos inspirar e ver as dicas de cada tipo de piso!!!
Pedra Miracema1- Fachada com paisagismo moderno e calçada com blocos intertravados!
Projeto Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris
É encontrada na natureza em forma de placas, tem preço acessível, resiste bem a choques mecânicos e a intempéries e, por isso, é aplicada em estado bruto nas áreas externas, até por ser antiderrapante. A miracema-madeira é amarelada devido à presença de óxido de ferro, enquanto a miracema comum é encontrada nas cores cinza, bege e rosa. Sua colocação não precisa de mão de obra altamente especializada e é possível variar o corte e a amarração, numa grande variedade de desenhos. Precisa de manutenção constante, para que não absorva sujeira e não fique encardida. Muito usada em calçadas, este material é bastante resistente por ser pedra e dá um bom acabamento na estética da calçada, tem várias cores e o preço é bastante atrativo, por sinal um dos materiais mais baratos, depois do contrapiso. Cuidados com o assentamento da pedra, pois essa pedra é assentada no cimento e precisa cuidado e um trabalho bem feito. A limpeza dela também é mais difícil do que se fosse o piso liso ou mesmo o contrapiso. O ideal é você ter aquelas máquinas de lavar calçada que usa a pressão da água, os jatos, já que a pedra é irregular, natural e com isso acumula mais sujeira e limo, sem contar que com o tempo ela pode adotar um tom mais escuro se não foi feito uma limpeza constante e adequada.
2- Paisagismo composto por buxinhos e grama!
De resistência bem alta, em estado bruto é indicado para calçamento de ruas ou qualquer outro espaço de tráfego intenso ou de serviços pesados. Pode ser polido, lustrado, apicoado, levigado e flameado, nestes casos sendo próprio para revestimento de pisos e paredes, interno ou externo, inclusive formando desenhos das mais diversas formas. É encontrado, do mais barato ao mais caro, nas cores: cinza, vermelho, verde, amarelo, preto e azul. Para limpeza, usa-se água e sabão neutro.
3- Paisagismo lindo com grama, palmeiras e buxinhos!
Arenito - Mosaico com Pedra Portuguesa
Usado apenas no estado bruto, é comercializado em placas e em diversos outros tipos de corte. Quando utilizado nos calçamentos em conjunto com o basalto e o mármore forma o chamado mosaico português. Pode ser usado também em paredes, conferindo um aspecto rústico ao ambiente. Disponível em quatro cores: mostarda, branco, preto e vermelho. Mosaico português é um piso de pedras irregulares, geralmente de calcário, que são instaladas artesanalmente uma a uma numa “ farofa” de cimento e areia. O instalador dessas pedras, chamado tradicionalmente de calceteiro, escolhe as pedras que se encaixem mais adequadamente uma do lado da outra nessa “farofa” e depois faz o rejuntamento com uma nata de cimento. É um piso extremamente resistente, por isso muito utilizado em calçadas, áreas públicas como parques, praças e etc. Pode também ser instalado em paredes. O assentamento é demorado e precisa de mão de obra especializada. A manutenção é fácil, mas precisa de limpeza e manutenção constantes, sendo que algumas pedras do mosaico podem descolar com o tempo. A limpeza requer apenas água e sabão.4- Pedra portuguesa cinza com detalhe em marrom! Buxinhos na entrada da porta e palmeira imponente no gramado!
5- Mosaico de pedra portuguesa em branco, azul e vermelho!
6- Pedra portuguesa cinza e branco!
7- Detalhes redondos e em círculos marrom e branco!
8- Detalhes orgânicos branco e cinza e pedras marrom! Buxinhos e palmeiras!
Projeto Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris
9- Pedra portuguesa marrom e branco! Blocos intertravados na calçada! Palmeiras e buxinhos fazendo o paisagismo moderno!
10- Mosaico com pedras portuguesa em formas orgânicas!
Projeto Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris
Pedras São Tomé, Mineira, Goiás, Itacolomi e Quartzito
São rochas flexíveis, antiderrapante, muito absorventes e que não propagam calor. Indicadas para o revestimento de beiras de piscinas e áreas de lazer. A limpeza se faz com água e sabão, sendo por vezes necessária a contratação de uma empresa especializada para uma limpeza mais profunda com ácido muriático pois mancha com facilidade. Tem um valor mais alto.
11- Pedra São Tomé na calçada combinando com as pedras filetadas São Tomé na parede!
12- Calçada São Tomé maravilhosa! Vasos com plantas ornando o paisagismo dessa fachada moderna!
13- Pedra São Tomé! Buxinhos, palmeira e gramado!
14- Pedra São Tomé! Gramado, palmeira e buxinhos!
15- Pedras São Tomé! Grama e buxinhos em evidência!
16- Calçada com pedra São Tomé! Buxinhos e palmeiras deixando o paisagismo moderno e sofisticado!
17- Calçada com pedra mineira combinando com as pedras filetadas na parede! Palmeira e grama em evidência no paisagismo!
Pisograma
São peças feitas de concreto, preenchidas com grama e podem ter variadas formas, dimensões, texturas e cores. É um produto bastante prático e versátil, pois não há necessidade de acabamento superficial, permitindo que o pavimento seja liberado ao tráfego logo após o assentamento. Os benefícios são diversos, como formam pisos com menos absorção e emissão de calor; protegem a grama de esmagamento em locais de circulação de veículos; a remoção das peças pode ser feita de forma bastante rápida, sem quebra, permitindo sua reutilização. Dispensa contra piso e rejunte, sua manutenção é muito fácil. É também a melhor solução para a criação de áreas verdes para moradores ou usuários de edifícios em geral. Ajudam na prevenção de alagamentos, por serem pisos bastante permeáveis, possibilitando rápida absorção e escoamento da água da chuva pelo solo. O que é muito positivo, visto que nas grandes cidades, a dificuldade de drenagem da água da chuva é um grande problema, tanto que alguns órgãos públicos já exigem áreas drenantes para a aprovação de projetos.18- Calçada com pisograma e algumas plantas! Detalhe dos buxinhos nas sacadas!
19- Pisograma, palmeiras e buxinhos em plena harmonia!
Semelhantes ao pisograma, diferença que não se usa grama. Em concreto poroso, inova o conceito de revestimento para caminhos, acessos e calçadas. São peças totalmente drenantes, com textura diferenciada, que garante a permeabilidade do solo tão necessária nos dias atuais. Com sua propriedade porosa o piso permeável drenante absorve 95% da água. Evitando assim a incidência de enchentes, favorecendo a natureza no que diz respeito a permeabilidade do sol, de fácil aplicação, o piso drenante não necessita de contrapiso, isto porque pode ser assentado diretamente no solo, basta apenas que a área esteja nivelada e o assentamento pode ser feito.
20- Piso drenante oferecendo sustentabilidade ao projeto externo!
Piso Cimentício, Placas Cimentícias ou Conclave Fulget
Leva na sua composição cimento e granilha. O cimento pode ser branco ou cinza e a granilha apresenta uma infinidade de cores e possibilidades de composição. Conclave Fulget pode ser fornecido em placas ou moldado in loco. Suas principais características são: Grande resistência mecânica e a abrasão; Ecologicamente correto, pois não precisa ir ao forno durante a secagem; Grande resistência mecânica e a abrasão; Ecologicamente correto, pois não precisa ir ao forno durante a secagem; Antiderrapante e térmico; Possibilidade de diversas combinações de cores; Fácil aplicação em contra pisos sinuosos com resultado uniforme; Pode ser utilizado como piso e revestimento; Quando fornecido em placa, pode ser instalado por qualquer assentador de piso cerâmico e não precisa ser rejuntado; Indicado para áreas externas residenciais ou comerciais, muito utilizado em calçadas, áreas paisagísticas, beiras de piscina e etc.21- Calçada ecologicamente correta com placas cimentícias!
22- Placas cimentícias na calçada e blocos intertravados na garagem!
Feito de concreto rígido, é considerado o piso mais ecológico do mercado. Também conhecido como pavimento ecológicamente correto juntando funcionalidade com estética diferenciada e sustentável. Classificado como um tipo de pavimento semi-rígido, o pavimento intertravado com blocos pré-moldados de concreto permite a execução de reparos sem deixar marcas. Trata-se de uma excelente alternativa, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, e um excelente suporte para tráfegos pesados.
23- Blocos intertravados deixando a calçada com projeto super ecológico!
24- Blocos intertravados oferecendo sustentabilidade e beleza!
25- Plantas e buxinhos compondo o paisagismo da calçada! Lindo!
26- Blocos intertravados, plantas e buxinhos deixando a fachada bem moderna!
São os porcelanatos antiderrapantes. Por possuírem baixo índice de absorção de água, ou seja, baixa porosidade, também são mais resistentes que as cerâmicas e as pedras naturais, não sendo necessário a impermeabilização. A junta fina dificulta o acúmulo de limo e a limpeza pode ser feita com sabão neutro. São indicados os porcelanatos com superfície natural (sem polimento) e há no mercado uma vasta variedade de cores e modelos. Deve-se observas as siglas PEI e CA, onde PEI (Porcelain Enamel Institute), índice que vai de 0 a 5 e revela a resistência do material ao desgaste. o revestimento deve ter pei 4 ou 5 - esse último indicado especialmente a garagens e calçadas, onde são mais exigidos. Os porcelanatos técnicos, ou seja, livres de esmalte, têm mais resistência. podem ser instalados em qualquer área. Outra sigla, essa relevante para todos os modelos, é o CA (coeficiente de atrito), que varia de 0 a 1 e é indicador da resistência à derrapagem. O ideal é que o piso tenha CA de pelo menos 0,4.
27- Porcelanato rústico clarinho deixando essa fachada ainda mais moderna e clean! Amei!
28- Casa da Ale do Construindo um Castelinho! Sua calçada com grama e porcelanato rústico que imita madeira! Lindo!
29- Blocos intertravados na calçada e na garagem, porcelanato rústico que imita madeira no meio da calçada combinando com a parede da casa e as aberturas de madeira! Paisagismo maravilhoso com palmeiras imponentes, grama e buxinhos!
30- Porcelanato rústico clarinho combinado com a fachada clean e moderna!
São as cerâmicas antiderrapante. É o mesmo caso do porcelanato, porém com custo bem menor e bem menos resistente que o porcelanato. O rejunte é mais grosso que o usado no porcelanato, o que interfere na estética. Esse tipo de piso não é indicado para casas com padrão médio e alto, pois irão desvalorizar o imóvel. Geralmente as cerâmicas acabam estragando, tricando e rachando com o tempo, por isso é o menos indicado, no entanto, pelo custo benefício imediato ser o mais econômico, compensa em residências mais simples ou quando não se tem outro recurso financeiro no momento.
31- Cerâmica rústica na calçada! Detalhe dos rejuntes mais largos e do piso com peças menores!
32- Cerâmica rústica marrom!
33- Cerâmica na calçada e placas cimentícias na grama!
Veja mais fachadas com paisagismo e calçadas modernas aqui!
Veja mais fachadas com paisagismo e calçadas modernas aqui!
Conseguiram decidir qual piso e jardim usar na sua calçada?
Acho maravilhoso a pedra São Tomé e o porcelanato rústico clarinho e o que imita madeira, acho que deixa o projeto moderno e requintado. Amei as calçadas e o paisagismo das imagens 1, 4, 8, 9, 12, 25, 27 e 29! Mas acho os muros e calçada da fachada 25 perfeita, tanto que o meu ficará muito parecido!! E qual a preferência de vocês?
Que tal fazer um Curso de Decoração?