O uso do gesso nos projetos arquitetônicos está em alta
Muitas são as alternativas decorativas na hora de utilizar o gesso em nossas casas! Aqui acabei não investindo em sancas, até pensei em fazer na minha sala de jantar quando o pessoal estava fazendo meus cortineiros de gesso, mas não quis porque queria focar apenas no lustre e nas fitas de Led nos cortineiros. Então, além dos cortineiros feitos de gesso não acartonado, apenas foi feito gesso acartonado modelo tabicado flutuante nos banheiros, na lavanderia e na sacada para esconder a tubulação. Mas para nos explicar melhor sobre esse assunto e nos inspirarmos em ideias maravilhosas, a designer de interiores e parceira do blog Iara Kílaris irá nos falar mais sobre o gesso e suas utilidades! Ótimo artigo e ambientes modernos e super sofisticados! Vem conferir comigo...
No quarto! Gesso no teto e nos nichos!
Os arquitetos lançam mão desse material em seus trabalhos na busca de formas mais leves e criativas. O gesso é versátil, tem um custo altamente acessível e pode ser usado em várias situações. Ele é fácil de moldar e ótimo para a arquitetura interna. Podemos criar muitas coisas, já que sua plasticidade possibilita produzir formas e tudo o que a imaginação do profissional permitir. A partir desse material criamos paredes, conhecidas como dry-wall, colunas, sancas, rodatetos, forros e divisórias. Bancadas, aparadores, nichos, arandelas e arcos também entram na lista de possibilidades de transformação do gesso. Ele é usado para esconder vigas e tubulações aparentes. Não abro mão do material em meus projetos, pois encontro no gesso o parceiro ideal para transformar em realidade minhas criações. O material também é um poderoso aliado para simular frisos na parede, inclusive em banheiros e lavabos.
No lavabo!
Na varanda gourmet!
Na garagem!
Seu uso em projetos luminotécnicos valoriza os ambientes, pois os forros rebaixados permitem que sejam embutidos pontos de luz e realizado o efeito da luz indireta. Em alguns casos, criamos clarabóias com vitrais, ou vidros jateados e usamos iluminação artificial para que o teto ganhe maior destaque. Em projetos neoclássicos, o gesso pode criar colunatas gregas e romanas, conferindo assim um ar de sofisticação às residências. Nessa linha, ele pode ser usado também em objetos ornamentais, como estátuas e esculturas, por exemplo. Nos quartos, o gesso pode compor a cabeceira das camas, proporcionando um ambiente aconchegante e acolhedor. O gesso não é apenas bonito e econômico: as peças confeccionadas com esse material também apresentam bom isolamento térmico e acústico, além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas (especialmente naqueles onde há sistemas de ar condicionado), devido à sua facilidade em absorver água.
No living!
Nas salas!
No forro das salas e na parede com ondas!
No forro e na parede com rasgos de luz!
Detalhe da sanca com formas orgânicas e com iluminação de spots e com fita de Led!
No home theater!
Nas salas integradas!
Artigo escrito por
E vocês, usaram qual gesso na casa?
Que tal fazer um Curso de Decoração?